A IMAGEM ERRADA PODE ESTAR QUEIMANDO O SEU NEGÓCIO

Atualizado: 30 de Nov de 2020

As imagens no Marketing Digital são importantes?


Será realmente importante incluir imagens nas postagens das redes sociais? A abordagem do Marketing Visual tem importância?

Pesquisas recentes demonstram que sim! Veja a seguir como o marketing visual vem sendo abordado pelos publicitários.

1. Comunicação visual

Pesquisas da Brainrules.net revelam que se você visualizar uma informação por meio de imagem, 3 dias depois você recordará de 65% dela, ao passo em que se a mensagem é ouvida, apenas 10% será lembrada por você ao final do terceiro dia.

A neurolinguística explica esse acontecimento. A utilização de símbolos e imagens visuais é usada pelo ser humano desde seu surgimento no planeta. O cérebro é treinado para identificar a imagem da ameaça, assim como usar símbolos para promover a comunicação. As próprias letras, que formam palavras, são imagens. Mas, em conjunto, levam mais tempo para serem processadas pelo cérebro, daí porque a visualização de imagens facilita esse processo. Não é por acaso que atualmente 65% das pessoas usam a memória visual para o aprendizado, de acordo com TapSnap.

Um peixinho dourado se desinteressa por algo após 9 segundos. E nós, humanos, estamos no patamar de 8 segundos para nos desinteressarmos por algo. É o que Webdam informa, ao relatar que a inteligência verbal humana vem diminuindo, ao passo em que a visual aumentando.

Dessa forma, para atrair a atenção em tão poucos segundos, o marketing visual deve ser levado muito a sério nas redes sociais, sendo um fator essencial.

Estudos, como o promovido pela Venngage (dezembro/2016), demonstram que os empreendedores digitais e comerciantes vêm notando a importância do marketing visual. Em 2015, 41% dos publicitários usavam conteúdo com imagens. Um ano depois, em 2016, 53% dos profissionais afirmavam usar componentes visuais em seu trabalho.

De acordo com o Relatório de Indústria de Marketing de Meios de Comunicação Social de 2017 da Social Media Examiner, 85% dos empreendedores digitais pesquisados utilizam imagens. Em 2016, esse número era de 74%.



O mesmo Relatório demonstrou que 41% dos publicitários e profissionais de marketing, ao identificarem os conteúdos importantes nas redes sociais, revelaram que as imagens são o conteúdo de maior importância. Esse dado supera, de forma inédita, os blogs como conteúdo de maior importância.



A publicidade tradicional nas redes sociais, com anúncios na tela ou aparecendo no meio das postagens, vem se desgastando. Os usuários fidelizados com algumas marcas costumam segui-las e ignoram a propaganda secundária. Desse modo, o marketing visual é a ferramenta para que as mensagens ganhem destaque e atraiam o usuário e consumidor.

Isso é corroborado por dados que demonstram que os comerciantes e empreendedores digitais entendem que as estratégias de marketing visual são imprescindíveis em 2020.



2. O esforço dos profissionais para criarem imagens atraentes

Como visto, o conteúdo visual vem sendo classificado como mais importante pelos profissionais de marketing. No estudo da Venngage, aproximadamente 61% dos entrevistados informaram que a utilização de imagens é “absolutamente necessário” e 32% classificaram como “muito importante”.

No entanto, ainda não há clareza quanto ao tipo de conteúdo visual que gera melhores resultados. O mesmo estudo da Venngage relata que o maior envolvimento, cerca de 41,5%, se dá com as “imagens originais”, a exemplo da infografia. Por sua vez, “visualização de dados” teve envolvimento em 25,7%. Os demais dados foram classificados da seguinte forma: vídeos e apresentações: 20,2%; fotos de banco de imagens: 7,6%; e memes: 5,0%.