SE VOCÊ ESTÁ USANDO SEU PERFIL PESSOAL PARA DIVULGAR SUA EMPRESA ESTÁ JOGANDO CLIENTES PELO RALO

Atualizado: 30 de Nov de 2020

As vantagens da utilização da Página ou Fanpage no Facebook

Há quase 10 anos o Facebook passou a disponibilizar a criação de Páginas ou as chamadas Fanpages. Diferente do tradicional perfil pessoal, a Página do Facebook viabiliza atingir muito mais clientes e usuários, além de facilitar o contato e tornar a interação com eles muito mais hábil e veloz.


Mesmo após tanto tempo, ainda há quem continue utilizando os perfis pessoais em vez das Páginas ou Fanpages, restringindo, mesmo sem saber, a divulgação de serviços e produtos, além de impedir a ampliação da atração de clientes e de tornar o público das redes sociais fiel à marca, empresa ou negócio.


Vamos mostrar para você neste texto quais as vantagens da utilização de uma Página ou Fanpage em detrimento do perfil pessoal! Ensinaremos, também, como é simples a administração de uma Página, de modo que sua marca ou empresa atinja elevados patamares em divulgação nas redes sociais.


1) Ferramentas personalizadas

A sua Página ou Fanpage pode ser muito mais individualizada do que um perfil pessoal.

A Página apresenta diversas ferramentas para personalização e maior autonomia para a composição do conteúdo. Você pode inserir o link do site de sua empresa, adicionar a localização, área de atendimento, produtos e serviços disponíveis, dentre outros dados personalizados.

Além disso, o contato com o público é muito mais facilitado por meio de eventos, enquetes e ferramentas de avaliação.

Uma Página personalizada e com conteúdo individualizado possibilita o alcance maior de seu negócio e fidelização consistente do público.


2) Postagens patrocinadas

Você pode atingir um público ainda maior com publicações pagas em sua Página ou Fanpage.

O número de usuários que curtem e compartilham suas postagens pode crescer muito mais por meio de postagens patrocinadas. Compare o número de pessoas alcançadas com as publicações pagas e verá a diferença.

Publicações pagas são consideradas investimento em publicidade de sua marca ou empresa na internet. E esse investimento é considerado de baixo custo, se comparado aos tradicionais anúncios, como nos canais de TV e rádio, impressos como jornais e revistas, placas e outdoors.


3) Impulsionar a página por meio de anúncios

Há outras formas pagas para impulsionar as postagens de sua Página, além das publicações patrocinadas.

Os exemplos mais comuns são:

- promoção da página;

- direcionamento do leitor para o seu site;

- incremento das conversões para o site de sua empresa;

- instalar aplicativos de sua empresa;

- potencializar o envolvimento com os aplicativos de sua empresa;

- aumentar o alcance em razão da localização e proximidade;

- obter engajamento em eventos promovidos por sua empresa;

- aumentar o acesso às ofertas de sua empresa ou negócio;

- obter visualização de vídeos.

4) Sem limites para fãs e seguidores

Por que se limitar a 5 mil fãs? Ao contrário do perfil pessoal, a Página ou Fanpage não possui limites para conexões. Desse modo, seu negócio pode prospectar para um número ilimitado de clientes e sua marca não terá restrições para divulgação no Facebook.


5) Mais de um administrador

Quer otimizar o contato com clientes no Facebook? A Página ou Fanpage possibilita que diferentes pessoas a administrem, o que não é possível com um perfil pessoal. Assim, você pode delegar para outras pessoas a tarefa de responder às mensagens, comentários, além de fazer postagens e outros gerenciamentos desejados.


6) Administração compartilhada

Imagina se cada membro de sua equipe necessitasse fazer logoff para que você ou outro administrador da conta no Facebook pudesse acessa-la? Isso acontece no caso do perfil pessoal.

Essa é mais uma vantagem da Página ou Fanpage, pois diversos administradores da Página podem acessá-la ao mesmo tempo, o que torna mais dinâmica a gestão do trabalho. Enquanto um administrador está respondendo mensagens, outro pode estar realizando postagens, por exemplo.

A administração compartilhada da Página é facilmente explicada no botão de ajuda do Facebook. Ali são detalhadas as possibilidades de gestão compartilhada da página por vários administradores, viabilizando, assim, um trabalho muito mais eficiente.


7) Check-ins e marcações

No perfil pessoal, somente amigos e pessoas autorizadas podem realizar marcações, o que não ocorre em uma Página ou Fanpage.

O alcance de sua marca, negócio ou empresa aumenta consideravelmente com uma Página ou Fanpage, já que qualquer usuário ou qualquer outra página podem realizar check-ins e marcações.

Sua empresa ou marca atinge muito mais pessoas e pode ter muito mais engajamento quando é marcada ou mencionada.

E se seu negócio tiver um estabelecimento ou endereço, imagina quantas pessoas podem ter acesso quando mais e mais usuários fazem check-in?

Não se esqueça de caprichar nas postagens, fazendo publicações com conteúdo para atrair o interesse do público e aumentar a interação e compartilhamentos. Os internautas estão cada vez mais exigentes e buscando conteúdo e originalidade.


8) Facebook Business

Se sua empresa realiza negociações pela internet e mídias sociais, o Facebook Business é a ferramenta ideal para auxiliar na gestão de Páginas empresariais.

O Facebook Business possibilita o gerenciamento de acesso às contas de anúncios, além de administrar o conteúdo pessoal e profissional de forma separada.


9) Botão call-to-action

O call-to-action, CTA ou chamada para ação é uma ferramenta que pode ser inserida em uma Página ou Fanpage que direciona o usuário ao site de sua empresa.

Isso é muito importante, pois, atualmente, as postagens no Facebook são umas das principais maneiras de levar o internauta a acessar sites e mais conteúdos.

O call-to-action pode ser inserido por meio de links em sua postagem. Desse modo, o leitor clica em busca de mais informações e é direcionado ao site de sua empresa.

Os perfis pessoais não possibilitam o call-to-action, sendo mais uma vantagem da Página ou Fanpage.

Fazendo postagens instigantes, com conteúdo convidativo, não há dúvida que o leitor se interessará por acessar os call-to-actions para obter mais informações sobre seus produtos, serviços ou negócio. O cliente vê a facilidade de acesso e isso é uma ótima ferramenta para contratações e negociações com sua empresa.

As vantagens da Página ou Fanpage do Facebook são intermináveis!


10) Dados e informações disponíveis para análise de resultados

Quer saber mais sobre o resultado das suas postagens? A Página ou Fanpage possibilita a análise de diversos dados.

Além do alcance de usuários, é possível identificar o público alvo de sua marca ou empresa, já que dados como idade, sexo, interesses, dentre outros, podem ser facilmente examinados. Esta ferramenta possibilita que você e sua equipe direcionem a imagem de sua empresa na rede social e possibilita o aumento de engajamento do público desejado.

Essas informações auxiliam em identificar o que está e o que não está funcionando no marketing de seu negócio na internet, permitindo ajustes e correções.

Ter noção do que agrada por meio de curtidas e comentários em suas publicações auxilia muito no engajamento orgânico de sua página.


11) Engajamento X Solicitação de amizade

Há quem ainda sustente que a solicitação de amizade dos perfis sociais são a melhor forma de atingir usuários. Isso é um engano.

Já destacamos que o perfil pessoal apresenta limites para amizades, o que limita o acesso ao conteúdo de seu negócio.

Além disso, o verdadeiro engajamento não se dá pela aceitação da solicitação de amizade, mas sim com a interação com sua marca, conteúdo e postagens.

Há amigos que não comentam, compartilham e curtem suas publicações, nem têm acesso às suas postagens, já que o Facebook utiliza-se de uma política de algoritmos.

O alcance por meio do engajamento é muito maior! Pessoas que acessam suas informações e conteúdo por postagens patrocinadas e compartilhamentos por outros usuários descartam totalmente a necessidade de envio de solicitações de amizade.


12) É possível transformar um perfil pessoal em uma Página!

Não se preocupe em ter que criar a página de sua empresa e coletar todos os dados no perfil pessoal.

O Facebook disponibiliza a conversão de perfis pessoais em Páginas ou Fanpages. Isso significa que todas as publicações e, principalmente, todos os contatos, seja, migrados para a Página!

E isso se faz de uma forma simples e sem complicação! Não há motivos para não mudar para uma Página!

Dicas de sucesso: