Descubra como usar de uma maneira simples a internet para faturar mais.

Atualizado: 30 de Nov de 2020

Quanto mais perto do seu perfil de cliente, mais exatas são as formas de atingi-lo. O marketing digital para empreendimentos locais é um investimento de grande retorno, pois a divulgação atinge com muito mais precisão o cliente, considerando sua localização e proximidade.

Além de ter efeitos positivos e concretos, o marketing digital para empreendimentos locais pode ser considerado de baixo custo, em razão do potencial elevado de retorno financeiro.

Veja algumas dicas para esse tipo de Marketing Digital:

1 - Website compatível e amigável a aparelhos móveis (mobile friendly) e adaptado ao consumidor local.


O smartphone e outros aparelhos móveis são os mais utilizados para buscas por locais próximos para o produto ou serviço desejado pelo consumidor.


Desse modo, a página da empresa deve ser bastante leve e adaptável aos tamanhos de telas, como de celulares e tablets, alterando seu layout de forma fácil.


Além disso, o site do empreendimento precisa dispor de forma simples e acessível sobre os produtos ou serviços fornecidos, além de levar em conta o interesse do consumidor da região. Dessa forma, o ideal é indicar de forma bem clara a localização do estabelecimento, os dias e horários de funcionamento, bem como acesso para contato, como WhatsApp, e-mail ou número do telefone.


2 - Cartão de visita digital e interativo


O cartão de visita precisa ser atraente e de fácil acesso para viabilizar o compartilhamento entre o maior número de pessoas.


O cartão de visita digital é bem mais vantajoso que o cartão impresso, além de ser elaborado com menos custos. Trata-se de um simples arquivo em formato PDF e deve conter ferramentas que o tornem interativo.


A interatividade deve proporcionar ao usuário o acesso a ícones de interesse e facilidades, tais como:


- Vitrine virtual: abre automaticamente os serviços e produtos de sua empresa.


- Localização: automaticamente apresenta o endereço de sua empresa, localizado por meio do GPS do aparelho móvel do usuário.


- WhatsApp: abre a tela de diálogo para que o usuário envie mensagens para a sua empresa.


- Número de telefone: liga automaticamente para o telefone da sua empresa.


- Mídias Sociais: redireciona o cliente diretamente para as redes sociais da sua empresa.


- E-mail: abre o e-mail do cliente, já com o endereço da sua empresa na caixa de envio.


- Motorista: redireciona o cliente para um aplicativo de transporte, já com a localização do usuário para solicitar um veículo.


- QR Code: possibilita que os dados de sua empresa, como telefone e endereço, já sejam gravados na agenda do cliente, assim que faz a leitura do QR Code.


- Atalhos: direciona o cliente para funcionalidades, como agendamentos com sua empresa.


3 - Call to action


Clareza, transparência e bom atendimento são fundamentais para atrair clientes em um site empresarial. Desse modo, o usuário precisa ter acesso às informações e redirecionado com facilidade. Deixe claros os detalhes de seu empreendimento e facilite a vida do cliente. Se seus serviços são prestados com hora marcada, que tal um link de agendamento? Deixe tudo bem claro e acessível.


4 - Redes sociais em dia


O conteúdo das suas mídias sociais deve expressar o segmento da sua empresa. Se seu negócio é automotivo, relacione seus post com o conteúdo de automóveis e acessórios. E não deixe de realizar postagens regulares, com conteúdo e relevância. O destaque da sua marca nas redes sociais é imprescindível.


5 - Recursos multimídia


Para se destacar ainda mais nas redes sociais, faça uso de vídeos, imagens, fotos, áudios nas suas postagens. Os recursos multimídia costumam atrair e impactar o usuário. Mas não se esqueça que esses recursos devem estar relacionados à natureza de seu negócio. E lembre-se dos redirecionamentos e acessos facilitados ao cliente, por meio do call to action.


6 - Facebook Ads


Que tal criar anúncios e campanhas sobre seu negócio nas redes sociais com alcance específico? O Facebook Ads possui este mecanismo, permitindo gerenciar a área de alcance de suas mensagens, bem como o público alvo a ser atingido.


7 - Palavras-chave restritas à localidade


As palavras chave ou keywords são ferramentas de SEO - Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), que permitem rankings orgânicos em sites de buscas na internet. Os empreendimentos locais devem usar palavras-chave que atinjam clientes mais específicos da localidade. Agregue o nome do bairro ou cidade nas keywords para que o público local seja atraído no momento das buscas por serviços e produtos na sua localidade.


8 - Google My Business/Google Meu Negócio


Quer que o endereço de seu estabelecimento e horário de funcionamento apareçam nas buscas no Google? O Google My Business/Google Meu Negócio possibilita isto gratuitamente. Basta preencher as informações sobre sua empresa no site e pronto. Seus dados serão inseridos na base de busca e os clientes terão acesso facilmente ao seu negócio.


9 - Mudança de estratégia digital


Poucos visitantes em seu site? O engajamento do público diminuiu? Talvez algumas mudanças de estratégia se façam necessárias. Alterar as palavras-chave pode ser uma opção para maior engajamento do público nas buscas. E identificar os leads que deixaram de demonstrar interesse e os atraia novamente com retargeting.


10 - Atenção às mensagens e comentários


Elogios e agradecimentos são bons sinais. Mas reclamações e queixas podem ser usadas a seu favor, pois demonstram que falhou e precisa ser remediado. Sempre busque a solução do questionamento e responda com respeito, atenção e educação às críticas.

No caso dos empreendimentos locais, o público alvo é próximo. Desse modo, as reclamações e comentários negativos em excesso e sem resolução podem prejudicar o seu negócio e criar uma imagem negativa de sua marca.


11 - Peça a avaliação do cliente


Estimule seus clientes a darem sua opinião sobre seu produto ou serviço. Envie mensagens atraentes e simpáticas após a negociação solicitando a avaliação. Um feedback positivo sempre traz boa visibilidade ao negócio.


12 - Divulgue o site e as redes sociais do empreendimento


Se seu negócio possui um estabelecimento ou se há atendimento físico aos clientes, não deixe de divulgar o site e as redes sociais do empreendimento. Um cartaz visível, um panfleto disponível e até mesmo na fala durante o atendimento são formas de divulgação.


13 - Analise o que gera resultados positivos


Após ir experimentando as estratégias de marketing digital, será mais fácil avaliar as que geraram maiores resultados positivos. O ideal é estar aberto e flexível para novas estratégias sempre que necessário, de modo que seu empreendimento esteja visível e acessível ao público.