Como criar link Direto para Whatsapp
Atualizado: 30 de nov. de 2020
Não é mais necessário salvar o número de um contato para ter acesso ao WhatsApp! Isso mudou!
É possível gerar um link do WhatsApp para ser usado na divulgação e como ferramenta de negócios.
Basta clicar no link e há acesso direto ao WhatsApp, sem necessidade de salvar o número nos contatos.
Imagina ter diversos clientes acessando diretamente seu WhatsApp com apenas um clique?
E o fácil compartilhamento e divulgação para uma gama infinita de pessoas? É um ótimo mecanismo de incremento de negócios!
Há duas maneiras de conseguir isto:

1) Criar o link e personaliza-lo no site Bitly.com.
2) Criar seu link com uma mensagem personalizada.
Quais as vantagens do link?
Você precisa captar clientes e contatos, certo? Essa ferramenta viabiliza a captação de inúmeros contatos pelas mídias sociais e pelo WhatsApp.
A utilização do link amplia de forma incalculável a divulgação e captação por meio de suas Página no Facebook, site, YouTube, etc.
Criando o link:
A ferramenta “click to chat” está disponível desde 2017.
Basta pegar o código API do WhatsApp e adicionar seu número no final, da seguinte forma:
Clique no link abaixo e altere os dados na URL. Ou, se preferir, copie em um boco de noras e altere o final com seu DDD e número de celular.
https://api.whatsapp.com/send?l=pt_BR&phone=55DDD00000000
Observe:
55 - Código telefônico Brasileiro
DDD - DDD de seu telefone, começando com 0. Exemplo: 021, 011.
Sequência de zeros - Seu número de telefone
Ex: Se DDD é 036 e seu número de celular é 98888-8888, o link será assim:
https://api.whatsapp.com/send?l=pt_BR&phone=55036988888888
Encurtando o link:
Para que o link não fique grande, acesse o site Bitly.com, cole o link e ele será encurtado.
Usando o link em seu cartão de visita digital:
O cartão de visita precisa ser atraente e de fácil acesso para viabilizar o compartilhamento entre o maior número de pessoas.
O cartão de visita digital é bem mais vantajoso que o cartão impresso, além de ser elaborado com menos custos. Trata-se de um simples arquivo em formato PDF e deve conter ferramentas que o tornem interativo.
A interatividade deve proporcionar ao usuário o acesso a ícones de interesse e facilidades, tais como:
- WhatsApp: por meio do link, abre a tela de diálogo para que o usuário envie mensagens para a sua empresa.
- Vitrine virtual: abre automaticamente os serviços e produtos de sua empresa.
- Localização: automaticamente apresenta o endereço de sua empresa, localizado por meio do GPS do aparelho móvel do usuário.
- Número de telefone: liga automaticamente para o telefone da sua empresa.
- Mídias Sociais: redireciona o cliente diretamente para as redes sociais da sua empresa.
- E-mail: abre o e-mail do cliente, já com o endereço da sua empresa na caixa de envio.
- Motorista: redireciona o cliente para um aplicativo de transporte, já com a localização do usuário para solicitar um veículo.
- QR Code: possibilita que os dados de sua empresa, como telefone e endereço, já sejam gravados na agenda do cliente, assim que faz a leitura do QR Code.
- Atalhos: direciona o cliente para funcionalidades, como agendamentos com sua empresa.
Inserindo o link no Instagram:
O link direciona quem o clica diretamente para a tela de mensagens do WhatsApp.
É possível adicionar o link em sua conta do Instagram. Se você possui uma conta comercial ou Business, a ferramenta direcionará os clientes diretamente para o WhatsApp de atendimento.
Fique atento se sua conta é pessoal, pois não é recomendável, por motivos de segurança, a divulgação de seu telefone pessoal nas redes sociais.
Abaixo seguem como inserir o link no Instagram, tanto para iPhone (iOS), como para
Android:
1. Abra o Instagram → toque na “foto” no canto inferior direito da tela, acessando seu perfil → clique em "Editar perfil";
2. No campo "Website", cole o seu link criado, conforme acima (grande ou encurtado);
3. Clique em "Concluir" ou na setinha, no canto superior direito.
Prontinho! A comunicação com seus clientes pelo WhatsApp já estará habilitada!